terça-feira, 27 de setembro de 2016

Desespero o mesmo Institudo Exata que manipulou resultado em Chapadinha, tenta confundir eleitorado em Mata Roma.

Um insulto a inteligência do eleitorado vem sendo a manobra desesperada do deputado Paulo Neto, em uma campanha apática em que o mesmo tenta eleger um candidato de pouca expressão e rejeitado  pela população

O erro é tão grosseiro que o número de ouvintes não bate no total apresentado pelo suposto instituto.

O instituto exata divulgou uma suposta pesquisa onde o candidato Bode apoiado pela prefeita e pelo deputado Paulo Neto aparece 51% das intenções de voto, o candidato Araújo Diniz aparece com 35% e a cinco dias das eleições o número de indecisos chega a 12% . A poucos dias a Exata divulgou numeros em outas cidades onde os candidatos apoiado por Paulo Neto aparecem liderando.  

Falsas pesquisas eleitorais têm sido divulgadas pelas redes sociais com a proximidade das eleições . 

O problema é que o compartilhamento de supostas pesquisas que sequer chegaram a ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral configura como crime conforme a nova regulamentação. 

“A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime previsto no artigo 33, § 4 da Lei 9.504. A pena varia de seis meses a um ano de detenção, além de multa. Além da penalidade na esfera penal, há também sanção na esfera cível-eleitoral, pois a divulgação de pesquisa sem registro, gera multa que ultrapassa o valor de 50 mil reais, a teor do artigo 33, § 3 da mesma Lei,” comentou o advogado. A divulgação do resultado de pesquisas com relação as eleições ou sobre possíveis candidatos só ocorre após as empresas registrarem a mesma no TSE. 

Com relação as pesquisa, os partidos, candidatos, coligações e o Ministério Público poderão requisitar a impugnação da divulgação da pesquisa.