quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Assembleia rejeita convocação de secretário para falar do Ideb

O Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou, na manhã desta terça-feira (11), o pedido de convocação do secretário de Educação do Estado, João Bernardo Bringel, para que ele prestasse esclarecimentos sobre o desempenho de escolas públicas do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O pedido de convocação do secretário foi formulado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), mediante o Requerimento nº 320/2012. O parlamentar tomou a iniciativa explicando que há necessidade de se esclarecer o desempenho do Maranhão na mais recente avaliação do Ideb.
Pelos índices divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a nota maranhense decaiu de 3,9 para 3,8 pontos no que se diz respeito às avaliações entre os anos de 2009 e 2011.
“Desde a divulgação deste resultado, venho propondo um debate sobre este assunto, aqui nesta Casa. Já cheguei, inclusive, a propor uma visita para se inspecionar o que deu certo nas cinco melhores e o que deu errado nas cinco piores escolas públicas de nosso Estado, para que a gente possa apresentar minimamente soluções concretas para resolver o problema educacional do Maranhão”, argumentou o parlamentar.
Ele lembrou que chegou a protocolar na Mesa Diretora um requerimento para que os parlamentares integrantes da comissão temática de Educação pudessem visitar as cinco melhores e as cinco piores escolas de ensino médio, avaliadas através do Ideb.
Rubens Pereira lembrou ainda que chegou a sugerir que o governo do Estado estude a possibilidade de oferecer incentivos aos professores, demais servidores e gestores das escolas que obtiverem melhores rendimentos no Ideb.
“Isso não pode ser política educacional de estado, tem que ser algo de caráter temporário, até que se encontre uma solução para a rede”, disse. Da mesma forma ele solicitou que sejam tomadas providências em relação aos gestores onde o desempenho apresentado foi abaixo do que é considerado satisfatório.
Blog do Luis Cardoso