segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Recesso ou férias forçadas?

Mais uma vez o povo da zona rural reclama dos descasos da administração pública de Mata Roma, dessa vez o problema é o recesso do PSF (Programa Saúde da Família) que já duram mais de quarenta dias.

Mata Roma é o único município da região do Baixo Parnaíba em que as equipes de saúde ainda não retornaram aos trabalhos.

O recesso concedido pelo ministério da saúde consiste no máximo vinte dias de folga para as festividades de final de ano em Mata Roma o recesso/férias já duram quarenta dias, segundo informações dos agentes de saúde as equipes retornaram somente após o Carnaval o que consiste em sessenta dias de paralisação.
Um dos trabalhos fundamentais das  equipes são as chamadas  visitas domiciliares de médicos, enfermeiros e auxiliares que são realizadas  em situações especiais identificadas pelos agentes, como idosos em situação de abandono, com dificuldade motora, deficientes físicos, acamados e com feridas crônicas.

Os hipertensos e gestantes devem ter acompanhamento mensal das equipes para que não saia nada errado.
Janeiro e Fevereiro o povo da zona rural tem de se deslocar até a cidade para serem atendidos, mas a verba do governo federal que garante o atendimento em suas localidades, cai rigorosamente em dia.

O Programa de Saúde da Família é uma estratégia do Governo Federal para levar o médico até as famílias, fazendo o atendimento e a prevenção de doenças. Porém além médicos não cumprirem a carga horária de 08 horas diárias que é o estipulado pela portaria ministerial, ainda temos de agüentar sessenta dias sem o serviços de saúde que é fundamental, declínio da saúde de Mata Roma é cada vez mais visível.

Quem sofre?

O povo, pagador de impostos.